segunda-feira, 26 de abril de 2021

Princípio elementar de ética n. 04. Crime, misericórdia e castigo

Como os infratores devem ser tratados pela sociedade civil/política? Afinal, "bandido bom é bandido morto?".

Na Cabala, a Justiça divina é representada por duas esferas (sephirot) da Árvore da Vida, quais sejam, Geburah e Chesed. Geburah é a punição, o castigo, a vingança de Deus; Chesed, a misericórdia, o perdão, o acolhimento. O justo está no meio dessas duas sephirot, que devem ser equilibradas.

Um exercício de empatia ajuda a entender como esse equilíbrio deve ser atingido... Imagine que um filho seu é vítima de um crime horrível. Qual o tratamento você gostaria que o Estado dispensasse ao criminoso?

Agora imagine que o seu filho não foi a vítima, mas o agressor, o autor desse mesmo crime. Qual tratamento você gostaria que ele recebesse do Estado?

Pois bem. As leis penais e processuais penais, ao mesmo tempo, têm que inspirar legitimidade aos pais das vítimas, que anseiam pelo castigo (Geburah) e aos pais dos criminosos, que anseiam pela misericórdia (Chesed).

Caso contrário, essas mesmas leis serão sabotadas pela vingança privada ou por conspirações para que culpados se safem dos castigos.

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